Murilo Gun

Quem está online

Temos 36 visitantes em linha

Enquete

O que você achou do nosso site ?
 

Assista

Parceiros

Admmauro Gomes

Siga-nos



VELHA REVISTA DE POESIA NOVA PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   

Durante três anos, editei (no início com Paulo Bandeira da Cruz) uma página dupla, aos domingos, no Diário da Manhã.

Fiz uma campanha para convencer Waldemar Lopes, que residia em Teresópolis, a volta para Pernambuco. Durante quase dois anos (mais de 25 edições) o DM para ele. E mantivemos contato. Quando ela anunciou que voltaria ao redil do início de tudo, publiquei. Ele afirmou que foi vital a minha campanha. E ofereceu em Olinda (Elesbão de Castro) um almoço a num sábado. Infelizmente, cheguei atrasado, com uns comparsa de ébrio do movimento Geração do Pátio que eu criara e durou 7 anos, teve até bloco de frevo Poeteiros do Pátio. Depois, Waldemar me ofereceu um jantar.

 

Isso vem a propósito dessa matéria. Eu possuo todos os números da Revista de Poesia e Critica, fundada por Domingos Carvalho de Sipoa e outros, de Brasília. E vou falar do número inaugural, o N° 1 de julho de 1976, revista da qual Waldemar Lopes foi íntimo.

O 1° número se inicia com o lendário artigo em defesa da poesia, de Domingos Carvalho e Péricles Eugênio, com Poesia Brasileira, a busca de uma definição. E Lêdo Ivo traz um ensaio magistral sobre poesia moderna. Ele cita um jovem colegial de Recife que se depara com um exuberante abismo, na Biblioteca Pública do Estado, ao descobrir Rimbaud (Alquemia de Verbo que Lêdo traduzio magnificamente – e tenho – o, dos cadernos do MEC, de Simeão.

E Lêdo dispara: “como confiar nas palavras, se elas forjam uma realidade verbal feita com um timbre pouco acima do silêncio da vida, criando um universo poético real. E pela Rua de Rome, compreendi Mallarmé, exilado entre palavras, pensando em gozar de uma ponte”. Dora Ferreira traduz Relke: pela primeira vez, onde de Iuri Ynianov: o problema da linguagem poética (isto). E duas preciosidade, a entrevista de Domingos Carvalho com Cassiano e Ata do 1° Congresso Paulista de Poesia (25/04/1948).

 

Comentar


Código de segurança
Actualizar

INFORMA DIGITAL

Revista Urubu

Singular

Papel Jornal

Jornal O Monitor

Textos Agrestes