Murilo Gun

Quem está online

Temos 44 visitantes em linha

Assista

Admmauro Gomes

Siga-nos



LinkLoko 1
ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Segunda, 12 Agosto 2013 19:21

A educação no Brasil atravessa situação de penúria. Deficiência de professores por razões já sabidas. Currículos antiquados, inflacionados, impraticáveis na lida do ensino. Rede média de ensino particular deficiente porque o objetivo é o lucro, não a educação. As antigas escolas particulares, como o Diocesano, Santa Sofia, Quinze e outros, em que a direção era vocacionada, não para prosperar financeiramente, mas para ensinar, preparar o alunato para vida, sumiram, ou se esclerosaram. Ou simplesmente mudaram de caráter (pedagógico para mercantil).

 
AMOR FÍSICO PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Segunda, 12 Agosto 2013 19:20

Hugo Vaz, escritor, já maduro no exercício da ficção, experiência que traz no alforje onde o jornalismo (pesquisador lendário dos “causos” da imprensa escrita – v. os cinco volumes do “Bestiário da Imprensa”, do autor) – se mescla com o acervo furioso de leitor de qualidade e vasto, inova admiravelmente com o seu DIÁRIO DE UM SÁTIRO (Maria de Lorvão).

 

Este trabalho, o quinto do autor na arte complexa do romance, denuncia o pesquisador obsessivo, em busca de locações, diálogos, ambientes físicos e psicológicos (cenas e cenários, na visão técnica de R. Carreto), personagens, detalhes e descrições alicerçados no campo da psicologia, sociologia, antropologia, da biologia, sexualidade, anatomia (erótica), endocrinologia (o âmbito hormonal), fisiologia (além de história e poesia oriental), tudo apimentado com o tempero da ficção, o que possibilita o instável equilíbrio entre a verdade histórica e fisiológica do homem e a criação ficcional de alto nível.

 
ALMA E POESIA QUÂNTICA PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Segunda, 12 Agosto 2013 19:18

Invista nos quanta de sua consciência e não só na física da alma (physics of the soul) secular (proba porém pobre). Faça o poema novo. Deixe grassar em si novo frisson. Renove o espírito.

A vital questão da Poesia Absoluta consiste em confrontar com coragem e persistência a dualidade: você que fazer (repetir, melhor) algo já visto (e cuspido) ou vai explorar novas possibilidades. (Fazer o novo de novo). (Conf. a física quântica vigente, os objetos – físicos e metafísicos, são possibilidades a sua escolha). Ou seja, você – nobre leitora, vai seguir sendo à moda antiga e no casulo – tranquilo mas parco, do velho ego ou vai sair de si (do calor do lar egoico, do recinto de seu coração mecânico, do recesso de sua alma física) e ir a explorar as imensas possibilidades de sua alma total? Escolha, relativa poeta! Cada poeta deve arriscar. Por essa nova e pascalina aposta enveredar. (Poeta no sentido amplo de criador literário).

 
LEITOR ACIDENTAL PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Terça, 06 Agosto 2013 20:36

Trato neste livro do problema da comunicação poética crente que ela traz em si peculiaridades que a  caracterizam. É uma comunicação diferida, assimétrica, desarmônica e diferente, e nessa diferença reside sua singularidade, instala-se o quid.

Comunicação conota mensagem. E valoriza o receptor (destinatário da mensagem lingüística). Nela, é essencial a pessoa que fale (emita a mensagem ou emissor).

A linguagem poética apresenta, como disse, singularidades. Mesmo que emita mensagem, o receptor não é o fator principal. A mensagem poética não é (nem deva o ser) formulada tendo em vista o leitor. O leitor do poema é acidental.

 

atualizado em Terça, 06 Agosto 2013 20:53
 
ALGUNS POEMAS DE ROGÉRIO E VITAL PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Terça, 06 Agosto 2013 20:26

SEM MANHÃS

Rogério Generoso

 

Amanheci sem manhãs.

O orvalho, os pássaros

não vieram abrir o anfiteatro.

Deus calou-se.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 8 de 12