O poema, fenômeno da linguagem, não pode simplesmente se tornar plenamente transparente à lógica, pois está além dela. E muitos poetas não absolutos são servidores caninos da aristotélica lógica, não abrem mão da completa e exaustiva compreensibilidade do poema (como peça prosaica).
POSSESSÃO POÉTICA
À poesia – na acepção original do poeta atiçado pela imaginação, e não mera inspiração físico-romântica - compete a sensação do sobrenatural místico, órfico, em que está presente o êxtase da palavra, independente de regras anacrônicas que visam anular o imaginário, podar a qualidade, pela preponderância da quantidade (métrica, rima, ritmo de metrônomo e outras velharias).
POEMA SUBSTANTIVO
Opalas súbitas relampejam do jade das janelas
ou da alma escandida do limbo da náusea.
Do céu curvo brotam lentos poliedros de inveja verde.
APRESENTAÇÃO DO ID DE VCA
Roberto Cavalcanti de Albuquerque
Id, o novo livro de Vital Corrêa de Araújo, passa a integrar obra poética já vasta: original, complexa, surpreendente, mutante.
MODO DE VER DA PALAVRA POÉTICA
Vital Corrêa de Araújo
A diferença do modo ocidental de vida da palavra-sempre preparada para amoedar o significado, apropriando-se de sua possível mais valia de sentido e explorando-lhe as usuras como forma de vencer na vida do poema (alimentado pelos lucros imediatos da compreensão), o modo oriental de veia da palavra é tanto mais relaxado quanto mais concentrado.
CÉLER POMO / ÁSPER SUMO
Peras do templo perpendicular. Ezra contempla
sente mirra e olíbano cobrirem ares de pássaro
esparramando como uivos na planície
A PALAVRA QUE QUER(EM) CALAR
Que é isso, Vital (me indago, de chofre) de indecifrabilidade da poesia como amuleto da página, como espírito ou demônio do texto, como condição da náusea que o inexplícito (ou apenas a sugestão lassa) sempre causa ao cidadão leitor comum?
A POESIA, SEGUNDO VALÉRY
Vital Corrêa de Araújo
Segundo Valéry, a poesia busca o que há de íntimo em tudo, embora terrivelmente insípida seja a poesia subjetiva, o que obriga, poeta que se preze, ou não se despreze, a buscar o meio termo, a proporção dourada, entre excesso e falta, entre conteúdo e forma, emoção e razão.
DE DEZ VISÕES
Sou da longa linhagem das nuvens
fúnebres libações a terra bebe
embriaga-se com a tristeza dos homens.
NOVA TARDE CEMITERIAL
A tarde era um cemitério, lento como lince.
Os pássaros lapidados do céu plúmeo (moldados a um tipo de surdez argêntea).
Intruso grito vespertino parecia pedras amontoadas