Como a Valéry, os acontecimentos aborrecem VCA e perturbam severamente a atividade de combinar insólitas palavras solitários ou não.
O que resulta na disjunção de palavras acostumadas a casarem-se.
Como a Valéry, os acontecimentos aborrecem VCA e perturbam severamente a atividade de combinar insólitas palavras solitários ou não.
O que resulta na disjunção de palavras acostumadas a casarem-se.
Há crises de cores e máculas de tinta
do cone dos tumultos gritos se advinham
do músculo dos ícones escapam preces
Anátema de pedra achei na boca do profeta
É das incertezas da inteligência e desvarios da razão que vem o poema.
Tive em mãos – ao alcance delas – os originais de Ora Pro Nobis Scania Vabis e meus olhos caminharam por bandejas de páginas tintas de poesia como um fogo sagrado queimando velhos aparatos discursivos.
A tanger de Paris as palavras
ao redil da página sem alma.
Poeta recupera instinto do verbo
Inventarei rumor rosa do lábio
a capinar alma sôfrego urro
minando rosto esgar de gozo
tempo abrindo pássaros no corpo.
Cláudio Veras
Vital usa em seus poemas o ritmo como fator construtivo, daí a aparente desorganização lógica (predicativa) e desfiguração gramatical (pois a gramática deve estar a favor da legibilidade das coisas, não?).
VCA
O professor Admmauro Gommes sabe bem e me instruiu, a respeito do eu empírico, que difere do eu poeta.
Insônias naufragaram e se redimiram
vígil pálpebra abandonou sono
a si mesmo insano
moléculas de vigílias sucumbiram
Vital Corrêa de Araújo
A poesia que se decifra na paixão pela palavra também se exprime no prélio entre cristal e chama, entre diadema e pássaro, escolha ou luta a que poetas dedicam a vida, a dúvida, o ânimo, a alma, o sonho, as horas e o sangue.