“A poesia moderna brasileira tem,como força recorrente, o resgate da identidade cultural. Daí, revestindo muitas vezes a perspectiva crítica em face da realidade e o permanente direito à pesquisa estética, o conteúdo regional, o traço folclórico e os aspectos locais.
APPROACH CRÍTICO
A questão crucial do ritmo poético (que se confunde com o metro e rima) é explicitada e resolvida por Octavio Paz.
DESAVESSANDO O AVESSO (excertos)
“A crítica costuma não confundir a obra literária com seu autor. São dois elementos distintos, que se confirmam com a “Autopsicografia”, de Fernando Pessoa, e a “Filosofia da Composição”, de Edgard Allan Poe.
HERMETISMO VITAL
Rogério Generoso
Na fruição da obra poética, há um óbice considerável constituído pela atuação de uma força que leva a percepção atual do presumido leitor ao passado, ou seja, a uma situação de imobilismo (que se confunde com tradição, cuja permanência autoritária afeta o futuro estético).
OUVIDA DE POETAS
Deve-se, ainda, ouvir Fernando Pessoa a respeito de estética na Poesia: “Os homens não apreciam só esteticamente, apreciam segundo toda sua constituição moral.
RITMOS CÍCLICOS EM VITAL CORRÊA DE ARAÚJO (trechos)
César Leal
“Mas em Vital Corrêa de Araújo é preciso estar atento a outros temas fundamentais da teoria do poema.
INEXPLICAÇÃO AO LEITOR
Comecei a costurar essas palavras prolegomênicas no banho. Enquanto me ensaboava, a mente (limpa) desandou pensamentos (impublicáveis, porque nus), e sinapses ou insaites e reflexões relâmpagas atravessavam o fluxo dos chuviscos.
A ESTÉTICA DA POESIA MODERNA
Rogério Generoso
Quando o mundo era um todo dado pela natureza, estava o homem cercado por uma diversidade de vidas desconhecidas.
TEMPO DE POESIA (fragmentos)
César Leal
“Burocracial, de Vital Corrêa de Araújo é, sem dúvida, um dos melhores livros de poemas publicados no Brasil nos últimos anos. Lançado pelas Edições Pirata, com capa e programação visual de Iran Gama, estes poemas revelam um autor na plena posse da técnica e processos de composição altamente representativo da melhor poesia de nosso tempo”.
VITAL, UMA POÉTICA DE FRAGMENTOS
Cláudio Veras
O poeta mergulha na bateia de imagens da verdade incompreendida, do sentido perdido das palavras banalizadas, alienadas e coonestadas pela empresa da usura verbal, pela busca do material prazer: não da verdade que jaz passiva, ao pé do homem ajoelhada como uma carola qualquer, mas daquela que nem o traço nem a tinta realçam (porque o desenho é impotente para domá-la).